DIA DO PROFESSOR ou apenas um calendário na parede.
A palavra calendário é de origem latina, calendarium ou livro de registros, os romanos denominaram calendae, o primeiro dia do mês. Como a maioria das palavras no nosso idioma, calendário é polissêmica, isto é, tem vários sentidos tais como um conjunto especial de eventos planejados.
Nós professores lidamos cotidianamente com datas, números, eventos, planilhas, registros que muitas vezes a nossa primordial tarefa de ensinar se perde no entrevero de livros de freqüências, dos conceitos, as infrequências, das incompreensões e das imprevisões orçamentárias, especialmente às pertinentes aos nossos salários, uma palavra também origem latina. Salário vem de sal, moeda de troca.
Escolheram para nos homenagear o dia 15 de outubro, um dia que alguém escolheu entre os muitos constantes nos livros de registros. Como os índios, os trabalhadores, as mães, os pais, as crianças, as secretárias, mais recentemente os avós e os amigos, todos os dias são iguais para os professores, exceto 15 de outubro.
O Elton Oliveira, um profissional remomado, um ex-aluno muito especial, na sua imensa generosidade me enviou um poema que transcrevo uma estrofe:
“Ser Professor É trabalhar em grande mutirão lançando as primeiras bases que transformarão idéias em projetos executados em terra firme ou em imensidão.”
Realmente, ensinar é tarefa coletiva que exige um grande mutirão, são “todas las manos, todas” como na canção da Mercedes Sosa. Lançar as primeiras bases buscando transformá-las em idéias e executar projetos em imensidão vai muito além de 15 de outubro ou de um mero registro ou ainda de uma folhinha na parede .
Sem exagero é a antevisão do paraíso!
Obrigada Elton, foi muito bom ter tido você como aluno e vida longa para os projetos que construímos juntos. .
Ivone Bengochea. www.pensareedu.com
.
No comments:
Post a Comment