Sunday, March 14, 2010
A VALENTIA DAS AMAZONAS
As narrativas sobre as Amazonas, mulheres que andavam a cavalo e eram hábeis ao manipular o arco e a flecha, remontam à Grécia Antiga. De acordo com a tradição oral, elas se recusavam a viver com homens em seus territórios e eram dotadas de coragem fazendo inveja aos mais valentes soldados.
Os índios contam que as guerreiras Amazonas enfrentaram os invasores espanhóis, entre eles Francisco Orellana. O escrivão da frota teria registrado que existia num pretenso reino das Pedras Verdes, onde mulheres corajosas e sem maridos enfrentavam os guerreiros.
Os índios as descrevem com mulheres bem altas, de tez brancas, com longas tranças dobradas no topo da cabeça, descrição que coincide pelo relato do escrivão Frei Gaspar de Carnival da frota hispânica.
Supostamente o embate entre os espanhóis e as Amazonas foi marcado pela ferocidade, na foz do rio Nhamundá, na fronteira entre os estados do Amazonas e Pará. Atacados pelas bravas mulheres, os hispânicos foram surpreendidos e derrotados sairam em retirada.
Se existiram ou não, o imaginário de mulheres corajosas persistem nos corações e na mentes dos povos.
D
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment